domingo, 22 de maio de 2011

Compostos Clorocarbônicos

Em 1877 o navio frigorifique partiu de Buenoa Aires com destino ao Porto Frânces de Rouen com um carregamento de carne bovina argetina,Hoje em dia um fato como este seria trivial,mas o navio transportava uma carga refrigerada,e aquela foi uma, viagem histórica:assinalava o início da refrigeração e o fim da preservção de alimentos com moléculas de condimentos de sal.
A Refrigerção
Desde pelo menos 2000a.C,as pessoas usuram gelo para manter os alimentos frescos,baseando-se no princípío de que o gelo absorve o calor á sua volta.à medida que se liquefaz.A água produzida é escoada,e mais gelo é acrescentado.A refrigeração,por outro lado,não envolve fases sólidas e líquidas,mas fases líquidas de vapor.à medidfa que evapora,o líquido absorve calor à sua volta.o vapor produzido por evaporação é então devolvido por estado por comprensão.Esse estágio de compressão é o responsável pelo refrigeração -um vapor é reconvertido em líquido,depois re-vapora,causando o esfriamento,e todo p ciclo se repete.Um componente-chave de ciclo é uma fonte de energia para impedir o compressor mecânico.A geladeira ou caixa de gelo antiquada(icebox),em que se devia acrescentar gelo continuamente,não era,tecnicamente,um refrigerador,Hoje usamos muitas vezes a palavra refrigerar com o sentido de tornar ou manter fresco,sem considerar como isso é feito.
Um verdadeiro refrigerador precisa de um refrigerante -um composto que passe pelo ciclo evaporação-compressão.Já em 1748 usou-se éter para demonstrar o efeito resfriante de um refrigerador.Porém,mais de cem se passaram antes que uma máquina de éter comprimido fosse empregada como refrigerador Por volta de 1851.James Harrison,um escocês que amigrara para a Austrália em 1837, construiu um refrigerador por compressão de vapor baseado em éter para uma fábrica de cerveja australiana.Ele e um norte-americano,Alexander Twining,que fez um sistema de refrigeração por compressão de vapor mais ou menos na mesma época,estão os pioneiros da refrigeração comercial.
O amoníaco foi usado como substâncias refrigerante e 1859 pelo francês Ferdinard Carré - mais um postulante ao títulço de pioneiro da refrigerção comercial.Cloreto de metil e dióxido de enxofre também foram empregados nesses primeiros tempos: o dióxido de enxofre foi utilizado no primeiro rinque de participação artificial do mundo.Essas pequenas moléculas realmente puseram fim ao sal e as especiarias como forma de preservar alimentos.
Em 1873 após implantar com sucesso,em terra,sistemas de refrigeração para a indústria australiana de processamento de carne bem como para fábricas de cerveja,James Harrison decidiu transportar carne num navio da Austrália e para grã-betanha.Mas seu sistema mecânico de evaporação-compressão basedo em éter não funciona no mar.Mais tarde,no início de dezembro de 1879, o S.S Stratbleven,equipado por Harrison,deixou Melbourne e chegou a LOndres dois meses depois com 40 toneldas de carne ainda congelados.O processo de refrigeração de Harrison passara no teste.Em 1882,sistemas semelhante foi instalado no S.S Dunedin, e o primeiro carregamento de carne de cordeiro da Nova Zelândia foi enviado para grâ-betanha.Embora o frigorifique seja frequentemente mencionado como o primeiro navio refrigerado do mundo,tecnicamente a tentativa feita por Harrison em 1873 faz mais justa a essa qualificação.Ela não foi,contudo, a primeira viagem bem-sucedida de um navio refrigerado.O título pertence com mais justiça aos S.S Paraguay,em que 1877,chegou a Lei Havre,na frança, com um carregamento de carne bovina congelada proveniente da Argetina.O sistema de refrigeração do paraguay foi projetado por Ferdinand Carré e usava amoníaco como refrigerante.
No frigorifique, a refrigeração era mantida por água resfriada com gelo (armazenado num espaço bem isolado)e depois bombeada para todo o navio através de canos.Mas a bomba do navio quebrou durante a viagem iniciada em Buenos Aires ,e a carne estragou antes de chegar a França.Assim,embora tenha antecedido o S.S Paraguay em vários meses,o fricorifique não foi um verdadeiro navio refrigerador?não passava de uma embarcação que mantinha alimentos resfriados ou congelados com o uso de gelo armazenado.O que o fricorifique pode reivindicar é ter sido pioneiro no transporte de carne resfriada através do oceano,mesmo que não tenha sido um pioneiro bem-sucedido.
Qualquer que tenha sido,legitimamente, o primeiro navio resfrigerado,na década de 1880 foi implantado o processo mecânico de compressão-evaporação para resolver o problema do transporte de carne de áreas produtoras do mundo para os mercados mais amplos da Europa se do Leste dos Estados Unidos,navios provenientes da Argetina e das passagens de gado bovino e ouvino da Austrália e a Nova Zelândia enfretavam uma viagem de dois ou três meses sob as temperaturas quentes dos tópicos.O sistema simples baseado no gelo do frigorifique não teria sido eficaz.A refrigeração mecânica passou a se tornar cada vez mais confiável,dando aos pecuaristas um novo meio de levars seus papel de capital no desenvolvimento econômico da Austrália,Nova Zelândia,Argetina,África Do sul e outros países,cujas vantagens naturais de abundante produção agrícola eram produzidas pelas grandea distâncias que os separavam dos mercados.pág 281 a 284

Nenhum comentário:

Postar um comentário